JR Engenharia

Siga-nos:

INSPEÇÕES EM CALDEIRAS

Caldeiras são equipamentos essenciais em inúmeros segmentos industriais, pois a sua função principal é a geração de vapor, fluido utilizado em processos de diversas indústrias, como madeireiras, frigoríficos, laticínios, têxtil, entre outros.

Existem diversos tipos de caldeira, entre eles, os mais comuns são: flamotubulares, aquatubulares e misto. Geralmente, o que muda é o fluido utilizado para a geração de vapor.

Caldeiras a vapor trabalham sempre em condições de temperatura e pressão altas, ou seja, apresentam alto risco na sua utilização. Exatamente por isso que o Ministério do Trabalho criou a Norma Regulamentadora nº 13, que estabelece requisitos mínimos para a gestão da integridade estrutural de caldeiras a vapor, vasos de pressão, suas tubulações de interligação e tanques metálicos de armazenamento nos aspectos relacionados à instalação, inspeção, operação e manutenção, visando sempre a segurança e a saúde dos trabalhadores.

A IMPORTÂNCIA DA INSPEÇÃO DE SEGURANÇA EM CALDEIRA

Para reduzir, controlar e prever esse risco, todo equipamento que trabalha sob pressão deve ser submetido periodicamente a uma inspeção em caldeira. Essas inspeções podem ser iniciais, periódicas ou extraordinárias.
A inspeção de segurança em caldeira é fundamental para possibilitar maior conhecimento relativo ao equipamento inspecionado, verificando as condições da caldeira, listando adequações necessárias a serem feitas e possíveis manutenções preventivas, preditivas e corretivas.
A inspeção em caldeira pode ser feita utilizando diversos métodos de ensaio, como medição de espessura por aparelho ultrassom, líquido penetrante, inspeções visuais, testes hidrostáticos, entre outros.
A inspeção deve ser realizada por profissionais capacitados e, para que a assessoria seja prestada de forma satisfatória, é necessário contratar uma empresa especializada.

Relatório de inspeção caldeira.
Para elaborar o relatório de inspeção, as páginas devem ser numeradas e abranger no mínimo:
a) Informações registradas na placa de identificação da caldeira;
b) Categoria da caldeira;
c) Modelo da caldeira;
d) Modelo de inspeção executada;
e) Data de início e término da inspeção;
f) Descrição das inspeções, exames e testes executados;
g) Registros fotográficos do exame interno da caldeira;
h) Resultado das inspeções e quais as medidas tomadas;
i) Lista dos tópicos desta NR (Norma) que não estão sendo cumpridos;
j) Recomendações e providências necessárias;
k) Posicionamento conclusivo em relação à integridade da caldeira até a próxima inspeção;
l) Data estipulada para a nova inspeção de segurança da caldeira;
m) Nome legível, assinatura e número do registro no conselho profissional do PH (Profissional habilitado) e nome legível e assinatura de técnicos que estavam envolvidos na inspeção.

CONFIRA NOSSA GALERIA
Clique nas imagens para ampliá-las 

Estamos Online!